Chaves e a Árvore da Noite Triste

Você sabe qual a relação entre o Chaves e uma velha árvore com mais de 500 anos?

Você já deve ter visto algum episódio em que o Professor Girafales está dando uma aula sobre a história do México. Especificamente no episódio ‘O castigo vem a cavalo’, de 1976, ele fala sobre Hernán Cortés e a Árvore da Noite Triste.

Hernán Cortés foi um conquistador espanhol conhecido por ter destruído o Império Asteca de Montezuma e conquistado o centro do atual território mexicano para a Espanha.

A famosa Árvore da Noite Triste ainda existe e tem mais de 500 anos. Trata-se de um velho cipreste localizado na Cidade do México. Segundo a lenda, após a batalha da Noite Triste contra os Astecas, o líder espanhol Hernán Cortés teria sentado em baixo de uma árvore e chorado pela derrota e morte de grande parte de seus soldados.

A partir desta data a árvore foi conservada, tendo sobrevivido a diversos eventos históricos trágicos como a guerra de independência do México, as batalhas durante a invasão do México pelos Estados Unidos e a sangrenta guerra civil durante a Revolução Mexicana.

No entanto ela ficou inclinada após ser atingida por uma violenta tempestade na década de 1940 e foi intencionalmente incendiada nas décadas de 70 e 80 por grupos radicais que a viam como um símbolo da opressão aos povos indígenas, razão pela qual atualmente resta apenas uma cepa velha e apodrecida da árvore.